- Cromo Arte

Ir para o conteúdo

Menu principal:

Tipos de tratamento de superfífie e banhos eletrolíticos.

BANHO DE COBRE VELHO
O cobre velho é um acabamento decorativo que utiliza o banho de cobre como base para a coloração final da peça. O cobre é um metal que conduz calor e eletricidade com grande eficiência e que chama a atenção pela sua coloração avermelhada.
Após a aplicação inicial do banho de cobre, o material recebe um segundo banho que oxida o metal base, deixando-o escuro. Após esse processo, é feito um polimento da superfície da peça utilizando abrasivos específicos e conferindo um aspecto envelhecido à peça. A última etapa é feita aplicando uma camada de verniz protetivo na peça que confere um brilho e proteção ao material. Esse acabamento é amplamente utilizado em peças metálicas como alfinetes, zíperes, bijuterias, botões, medalhas, crucifixos, torneiras, entre outros.

VANTAGENS AO SE APLICAR O BANHO DE COBRE VELHO
Esse banho de cobre velho permite que os produtos, nos quais ele é aplicado, recebam diversos benefícios, entre os quais, pode-se citar:
- Resistência contra corrosão: o cobre apresenta uma alta resistência contra corrosão, um fator que permanece nos materiais que recebem o banho de cobre velho;
- Aumento da durabilidade: por garantir aumento na resistência e “blindar” toda a estrutura, a realização do banho de cobre velho contribui para que um material tenha sua vida útil prolongada;
- Estética mais atrativa: a coloração do cobre envelhecido é vista como algo bastante atraente. Por esse motivo, aplicar o banho de cobre velho torna qualquer objeto esteticamente mais fascinante, destacando também seu relevo e deixando o objeto com características visuais de antiguidade.

A REALIZAÇÃO DESSE TIPO DE SERVIÇO
O serviço de banho de cobre velho costuma ser realizado por empresas especializadas em tratamento de superfícies metálicas, que possuem os equipamentos adequados para o tratamento do cobre velho e fazem o acabamento de forma minuciosa. Quem necessita dos serviços de aplicação do banho de cobre velho deve contratar uma empresa de tratamento de metais que seja comprometida com seus clientes e ofereça um serviço de qualidade.
A Cromo Arte se destaca no mercado por atender às necessidades dos clientes mais exigentes. Há mais de 57 anos a Cromo arte vem se especializando no tratamento e recobrimento de superfícies e tornou-se referência no mercado.
BANHO DE COBRE

O banho de cobre é utilizado em peças metálicas para dar maior resistência à corrosão e uma aparência mais sofisticada em peças para indústria em diversos segmentos decorativos como acessórios de bijuterias, zíperes, botões e artigos religiosos, sendo presente em uma infinidade de produtos utilizados no dia a dia de milhões de pessoas.

BENEFÍCIOS DO BANHO DE COBRE

Sabendo-se que a aplicação do banho de cobre é essencial para o acabamento de diversos tipos de produtos, além da estética, esse tratamento aplicado como base, forma uma camada que aumenta, e muito, a proteção contra corrosão, aumentando o tempo de vida útil da peça, evitando oxidações. E, para isso, são utilizados vernizes e passivações, que irão impedir que o desgaste do banho de cobre ocorra de forma rápida.

Na indústria, no segmento de peças técnicas, o banho de cobre é utilizado para aumentar a proteção contra corrosão, e aumenta a condutibilidade das peças, uma vez que ele transfere as características do cobre para a peça aplicada, além de funcionar também como uma barreira, impedindo que o metal da peça “migre” para a camada final, como, por exemplo: em um terminal de latão que precisa ser banhado em estanho, nós aplicamos uma camada intermediária de cobre que não deixa o latão migrar para o estanho, manchando-o após um curto espaço de tempo.

Os banhos mais recomendados após o banho de cobre são o banho de níquel, ouro, prata e estanho. Esses tipos de banho são realizados em circuitos elétricos, no caso do ouro ou em artigos de luxo.

CROMO ARTE: TRATAMENTO DE SUPERFÍCIES ESPECIALIZADO NO BANHO DE COBRE

A Cromo Arte é uma empresa nacional que oferece soluções em tratamento de superfícies, atuando no mercado desde o ano de 1958.

Os serviços da Cromo Arte são de alta qualidade, sendo realizados por equipes altamente capacitadas, utilizando equipamentos de última geração. A missão da Cromo Arte é ser uma empresa de excelência tecnológica, utilizando os processos mais eficientes e seguros, além de obedecer a todos os padrões.
PROPRIEDADES DO CROMO
O cromo é um metal não-nobre, e em relação as suas reações corrosivas, deveria se comportar como o ferro.  Mas, na prática, isso não acontece, porque o cromo somente se passiva superficialmente em meios pouco oxidantes, tornando-se, assim, muito nobre. Por isso, o metal geralmente não sofre nenhuma alteração química.
CROMO ( Cr )
Número atômico
24
Peso atômico
51,996
Valência
2.3,6
Peso específico
6,9 – 7,1
Potencial normal ( ativo )
- 0,56 V
Potencial normal ( passivo )
+ 1,36 V
Equivalente eletroquímico
0,3234 g/Ah
Dureza HV
750 – 1050 kg/mm2
Ponto de Fusão
1890ºC
O banho de cromo pode ser utilizado para 2 finalidades: técnica, chamada de cromo duro, com camadas de até 300 micras (para maiores detalhes veja nossa página sobre cromo duro), e outra, decorativa, em média 0,75 e 2,5 micra.  Aqui iremos falar do banho de cromo para fins decorativo.
A camada do banho de cromo decorativo pode ser obtida a partir de um banho base Hexavalente ou Trivalente. Nesse caso, a Dileta possui processos apenas para o banho de cromo decorativo hexavalente, pois apesar dos processos trivalentes serem a tecnologia mais moderna para obtenção de camadas de cromo decorativo, ainda não é possível conseguir camadas com o mesmo aspecto do banho de cromohexavalente, assim como o seu custo que ainda é muito alto. Assim sendo, os processos são:

  • CROMO BRIGHT CR-100: auto-regulável isento de ácido sulfúrico
  • CROMO BRIGHT CR-1110 SUPER: auto-regulável com ácido sulfúrico

Os banhos hexavalentes ainda são mais utilizados pela sua confiança de processo e facilidade no controle. O banho de cromo decorativo é um processo com eficiência elétrica em torno de 20% quando catalisado com flúor.
Provavelmente a propriedade decorativa mais importante do depósito do banho de cromo hexavalente é a sua cor Branco-azulada. Sua alta refletibilidade é conservada durante muito tempo, pois o metal tem alta resistência ao embaçamento; e tem excelente resistência à corrosão, pois o metal também não reage quimicamente com a umidade, o oxigênio ou concentrações normais de contaminantes na atmosfera.
Sua durabilidade e resistência à arranhadura são importantes fatores para a aplicação como acabamento final de peças em geral. Vários são os materiais que podem ter acabamento com banho de cromo decorativo. Aços, Zamak, Plásticos (ABS), Aço Inox, Alumínio, Latão, Bronze são os materiais que mais comumente recebem este tipo de acabamento final.

ÚLTIMA ETAPA

O banho de cromo é a última etapa do processo completo de cromagem. Antes, conforme a base/substrato, as outras etapas são necessárias:
Pré-tratamento: etapas com desengraxante químico, decapantes e desengraxantes eletrolíticos,  importante para remoção de sujidades existentes na peça
Cobre alcalino: mais comumente usado é o cianídrico, e é principalmente utilizado como barreira quando o substrato é zamak
Cobre ácido: utilizado para se obter nivelamente e brilho
Níquel Semi-brilhante: utilizado quando se pretende ter mais resistência à corrosão
Níquel brilhante: é utilizado para ser ter o acabamento decorativo final desejado (claro, branco)
Quando o substrato, metal da peça, não for ferroso, deve-se atentar ao seguinte:
Cobre, Latão, Bronze: após a pré-tratamento pode ir direto a etapa do níquel brilhante, caso a peça necessite de um prévio polimento, passa-se primeiro no cobre alcalino, efetua-se o polimento, para posterior niquelação da peça
Zamak: não pode ser utilizado um desengraxante com alta alcalinidade e é necessário ter uma camada barreira de cobre alcalino
Alumínio: deve-se seguir uma sequência de preparação do alumínio antes da niquelação e etapas posteriores da cromagem
ABS: deve-se seguir um sequência de preparação do ABS (plástico) para torná-lo condutivo e dessa forma poder passar na etapas da cromagem
É recomendável a utilização dos produtos TENSO CROM H ou TENSO CROM H–10 para tamponagem dos gases do banho de cromo, evitando o emanação de gases durante o processo.
A fosfatização de metais é um processo pelo qual se transforma uma superfície metálica, que pode ser ferro, aço, zinco, ligas de zinco ou alumínio, numa superfície com uma camada de fosfato metálico.
Isso ocorre pelo contato da solução fosfatizante com a superfície metálica, por duas reações fundamentais e em sequência: primeiramente há o ataque à superfície metálica pela acidez do banho; depois, devido a redução local da acidez, há uma deposição ou formação de fosfato insolúvel em água, bem como no meio em que se dá a sua formação. Essas reações da fosfatização de metais são bastante conhecidas, porém existe uma série de reações secundárias que ainda não são todas determinadas.
Os componentes fundamentais de um processo de fosfatização de metais são: ácido fosfórico livre, fosfato ácido do metal formador da camada (zinco, manganês, cálcio) e oxidantes (nitratos, cloratos, nitrito, peróxidos, etc).
A camada formada durante a fosfatização de metais varia fisicamente dentro de parâmetros bastante grandes,  dependendo principalmente da finalidade desejada, pelos diferentes tipos de composição, equílibrio, condições de aplicação e também das operações de pré-tratamento antes da fosfatização de metais. Assim é possível atingir pesos de camada que variam de 3 a 300 mg/dm2, com larga faixa de tamanho da cristalização.
As aplicações do processo de fosfatização de metais são:
  • Preparação  para o acabamento por pintura
  • Preparação para impregnação com óleos protetivos
  • Preparação para ancoramento de lubrificantes para operações de deformação a frio
  • Preparação como suporte de lubrificantes para peças que operam com atrito
E dessa forma, definida a aplicação do processo, o substrato a ser processado, a forma de processamento e o tamanho do grão necessário, a Dileta oferece uma grande linha de processos de fosfatização de metais para atender as necessidades de todos os clientes:
   
Produto Cromo Arte
 
   
Tipo de Fosfato
 
Finalidade
   
Aplicação
 
   
Substrato
 
Temperatura
ZINKOFOS 20


Imersão
Ferro
Ambiente
ZINKOFOS 40
Zinco
Pintura
Spray
Ferro
Ambiente
ZINKOFOS 40 ESPECIAL



Ferro
Ambiente
ZINKOFOS 130-F
Zinco
Oleamento
Imersão
Ferro
80ºC
ZINKOFOS 130-G
Zinco
Oleamento
Imersão
Ferro
80ºC
ZINKOFOS 50
Zinco
Deformação a frio
Imersão
Ferro

ZINKOFOS 60
Tri catiônico
Pintura
Imersão
Alumínio
50ºC
PROFOS METOX
Ferro
Pintura
Imersão
Alumínio
Ambiente a 70ºC
PROFOS SPRAY
Ferro
Pintura
Spray
Alumínio
60ºC
PROFOS SPRAY AL
Ferro
Pintura
Imersão
Ferro
Ambiente a 60ºC
PROFOS NANO ZR
Nano cerâmico
Pintura
Spray
Alumínio
Ambiente
MANGANOFOS 127
Manganês
Lubrificação de Peças com Atrito
Imersão
Ferro
90ºC
O banho de latão é um tratamento de superfície utilizado em diversos tipos de acessórios, como zíperes, botões, bijuterias e artigos religiosos. Uma peça que recebe esse tipo de procedimento adquire um aspecto dourado, que lembra bem o banho de ouro. Por ser um banho que não resiste tão bem a manchas e oxidações, é necessária a aplicação de passivação e verniz na superfície do acabamento para aumentar sua vida útil.
O latão é uma liga de dois metais, e o cobre e o zinco também são utilizados como base para outros banhos. O banho de latão pode ser utilizado como base em peças de ferro e zamak antes da aplicação do banho de níquel.

BENEFÍCIOS DE SE UTILIZAR O BANHO DE LATÃO

Ao realizar um banho de latão em uma peça metálica, é agregado ao acabamento uma tonalidade próxima ao acabamento banho de ouro, aperfeiçoando seu valor estético, porém com um custo bem menor. Oferecemos ao mercado decorativo dois tipos de banho de latão, o latão brilhante (esverdeado) e o latão rosé brilhante. O latão brilhante (esverdeado) é o acabamento que o mercado já conhece e tem como principais características o preço mais competitivo e sua coloração predominante amarela.
O latão rosé brilhante é um acabamento novo, desenvolvido e formulado internamente e integralmente pela Contrês. Trata-se de um acabamento que tem como principal característica a tonalidade muito próxima da tonalidade do banho de ouro, porém com o custo bem mais barato. Os dois acabamentos são oferecidos ao mercado no processo rotativo (a granel) e podem ser aplicados em peças de metal, metal base, como o latão, cobre, zamak, ferro, aço inox e ligas de estanho.

CROMO ARTE: SERVIÇOS DE ALTA QUALIDADE E DURABILIDADE

A Cromo Arte é uma empresa séria que visa prestar seus serviços com extrema qualidade e eficiência, satisfazendo todas as exigências dos seus clientes e contando com equipamentos de última geração. Todos os serviços de tratamento de superfícies, seja com banho de latão ou banho de outros metais prestados pela Cromo Arte, possuem garantia de qualidade e durabilidade.
Os pedidos completados são entregues de forma ágil e segura, obedecendo aos prazos estipulados, com garantia certificada. Além do melhor serviço de banho de latão, conheça mais outros serviços e produtos oferecidos pela Cromo Arte.
O banho de niquel eletrolitico é o processo galvânico de niquelação de peças ferrosas e não-ferrosas, tais como cobre e latão, que já possuem uma boa qualidade na base do metal e não precisarão de etapas adicionais, ou seja, cromeação.

BANHO DE NIQUEL ELETROLITICO

Podemos utilizar o banho de niquel eletrolitico tanto no sistema parado quanto no rotativo, porém é mais utilizado em peças de pequeno porte que possa ser processado a granel (rotativo).
A sequência de etapas para processamento que a Dileta orienta para banho de niquel eletrolitico é:
Caso a peça passe por uma etapa de polimento (principalmente no cobre e latão), é de necessário um pré-desengraxante, emulsificável, para remoção (ou amolecimento) da massa de polimento residual, e nesse caso recomendamos o COMPOSTO EMULDEX SUPER, que é operado a frio e sua base é solvente nao clorado
Desengraxe químico: etapa necessária para tirar óleos e graxas que venham nas peças. Para atender essa etapa temos vários processos para os mais diversos cenários possível, nos consulte para ver a melhor opção para sua necessidade.
Decapagem: usado somente nas peças ferrosas para retirar possíveis resíduos de solda e/ou oxidações. É recomendável adicionar um inibidor de ataque ao ácido, melhorando a atuação do ácido sobre esses resíduos sem ataque excessivo na peça, e para tal oferecemos o DI NIBIDOR 3/40

NÍQUEL ELETROLITICO

Níquel Eletrolitico: principal etapa nessa sequência, de banho de niquel eletrolitico pois será o aspecto final da peça. Recomendamos o uso por processos modernos, de alto nivelamento e com aspecto mais claro, da família ASTRONIKEL. São processos de banho de niiquel eletrolitico com deposito brilhante, altamente ductil, nivelamento perfeito e otima penetracao, podendo ser operado tanto em sistema parado, quanto em rotativo.
Apesar de não descrita acima, uma etapa muito importante para o banho de niquel eletrolitico são as lavagens entre cada processo, principalmente se forem peças com cavidade e/ou tubulares, as quais geram muito arraste entre cada etapae, se não estiverem adequadas, o arraste contaminará toda a sequência posterior  àquela etapa e comprometendo todo o resultado esperado para a linha de banho de niquel eletrolitico.
Por fim, o processo de banho de niquel eletrolitico é um processo de fácil operação.
O ECOZINK PLUS é um processo de banho de zinco 100% ecológico que proporciona uma série de vantagens em comparação com os demais processos de banho de zinco existentes no mercado, das quais podemos destacar:
  • Ótimo custo / benefício
  • Excelente brilho
  • Ótima distribuição de camada em todas as áreas de densidade de corrente
  • Excelente penetração
  • Facilidade de passivar/cromatizar o depósito obtido
  • Depósito sem porosidade e dúcteis
  • Ausência de agentes complexantes facilitando o tratamento dos efluentes provenientes do banho de zinco
  • Tensão reduzida no depósito obtido, proporcionando depósitos isentos de bolhas ou blistering
  • Fácil controle dos aditivos do banho de zinco

O processo de banho de zinco ECOZINK PLUS é composto pelos seguintes aditivos:

ECOZINK PLUS PARTE A
Solucao aditiva utilizada na montagem e manutencao

ECOZINK PLUS PARTE B
Abrilhantador utilizado na montagem e manutencao

ECOZINK PLUS PARTE C
Agente condicionador utilizado na montagem e manutencao

ECOZINK PLUS PARTE D
Purificador utilizado na montagem e manutencao

Ressaltando que o Pré-tratamento, das peças é uma etapa importante para o banho de zinco isento de cianeto, e para maiores detalhes sobre nossa linha de produtos para limpeza, acesse nossa página de PRÉ-TRATAMENTO.
Controle da Distribuição de Camada
A verificação da distribuição da camada do banho de zinco pode ser feita atraves de testes em celula de Hull aplicando 1A durante 15 minutos e medindo o painel do banho, que nao deve ser “ativado”, em 1 cm da borda esquerda (Ponto A) e 1 cm da borda direita (Ponto B), conforme figura a seguir:
O valor da relacao e obtido dividindo-se a medicao do Ponto A pela medicao do Ponto B e deve estar entre 1,4 a 1,8. Se a relacao estiver “acima” da faixa maxima, o ajuste pode ser feito adicionando-se pequenas porcoes de ECOZINK PLUS Parte A e se estiver “abaixo” da faixa minima, o ajuste pode ser feito adicionando-se pequenas porcoes de ECOZINK PLUS Parte B.
INFLUENCIA INDIVIDUAL DOS COMPONENTES DA SOLUCAO:
ZINCO (Zn+2): A distribuicao de camada do banho esta diretamente associada a concentracao do zinco metal contido no banho. Quanto maior for o teor de zinco, maior sera a velocidade de deposicao, acima da faixa máxima influi negativamente na distribuicao de camada.
SODA CAUSTICA (NaOH): Proporciona uma melhor ductilidade do deposito do banho, melhor penetracao e melhor dissolucao anodica. Para se obter uma boa distribuicao da camada e fundamental que a relacao entre o zinco metalico e a soda esteja na relacao correta.
CARBONATO DE SODIO (Na2CO3): Aumenta a ductilidade do deposito. Em concentracoes superiores a 70 g/L, a penetracao torna-se deficiente e ocorre diminuicao da eficiencia catodica do banho.

Nossa Localização
Duvidas ?
Entre em contato .







Telefones ( 35 ) 3722 7462
                ( 35 ) 3714 2006
Av: João Pinheiro, 2582 - Euvira Dias
Poços de Caldas - MG
              contato@cromoarte.com.br
              comercial@cromoarte.com.br

Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal